Como a comunicação pode engajar a sociedade na preservação dos oceanos é tema de evento inédito no Brasil
Conexão Oceano abordará assuntos transversais à vida marinha, a relação do oceano com o nosso dia a dia e o papel fundamental da comunicação para a sensibilização da comunidade. Evento será no dia 3 de setembro, no Rio de Janeiro
A relação do oceano com a sociedade e como a comunicação consegue envolver as pessoas para que elas compreendam essa ligação e protejam os ecossistemas marinhos serão os fios condutores do Conexão Oceano, o primeiro evento de comunicação para a Década do Oceano. Aberto ao público e com participação gratuita, o workshop será realizado no dia 3 de setembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Voltado a comunicadores, influenciadores, acadêmicos, pesquisadores e sociedade em geral, o evento tem por objetivo conscientizar e engajar as pessoas sobre a importância dos mares e trazer o tema à tona, já que o período entre 2021 e 2030 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente Década do Oceano.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do Museu do Amanhã pelo link [https://museudoamanha.org.br/pt-br/conexao-oceano]. As vagas são limitadas. O Conexão Oceano é promovido conjuntamente pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, UNESCO no Brasil e Museu do Amanhã.
Com formato dinâmico, o workshop trará roda de conversa, brunch de ideias e casos de sucesso em speed talks que demonstram o impacto do oceano sobre temas como empreendedorismo, inovação, esporte e entretenimento. Entre os participantes já confirmados para a programação está o embaixador da Boa Vontade da UNESCO Oskar Metsavaht; o economista Vilfredo Schurmann; o ator Mateus Solano; a atriz e apresentadora Maria Paula Fidalgo; a velejadora Isabel Swan; as jornalistas Sônia Bridi, Paulina Chamorro e Paula Saldanha; e o surfista e empresário Rico de Souza.
“Os oceanos fazem parte do nosso dia a dia e são extremamente importantes para a economia, ciência, bem-estar, meio ambiente e saúde da população. Quando compreendemos que todas essas atividades estão relacionadas com os mares, entendemos a importância de nos mobilizarmos para proteger e conservar os ecossistemas marinhos. Nesse processo, comunicadores e influenciadores são atores estratégicos”, afirma a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.
Para a Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, “o evento abre as atividades da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que visa a ampliar a cooperação internacional e a promover a preservação dos oceanos e a gestão dos recursos naturais. Este é um tema essencial para a sustentabilidade do planeta e sempre relevante para o Brasil, um país que tem um litoral de quase 7.500 quilômetros”.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO*
9h – Boas-vindas
MALU NUNES – Diretora Executiva Fundação Grupo Boticário
FÁBIO SOARES EON – Coordenador do Programa de Ciências Naturais da UNESCO no Brasil
HENRIQUE OLIVEIRA – Diretor do Museu do Amanhã
FREDERICO ANTONIO SARAIVA NOGUEIRA – Assessor Institucional na Diretoria de Hidrografia e Navegação e Vice-Presidente da COI/UNESCO para o Grupo III – América Latina e Caribe
9h30 – Mergulhando nos Oceanos | Por dentro do tema
FREDERICO BRANDINI – Professor Titular no Departamento de Oceanografia Biológica do Instituto Oceanográfico da USP
9h50 – Maré de Prosa | Roda de conversa
Moderação: SÔNIA BRIDI – Jornalista especialista em coberturas de meio ambiente
MARIA PAULA FIDALGO – Apresentadora e Embaixadora da Paz
ISABEL SWAN – Velejadora profissional e atleta olímpica
VILFREDO SCHURMANN – Empresário e Capitão das expedições da Família Schurmann
RICO DE SOUZA – Surfista e empresário
EDUARDO CAMARGO – Presidente do Instituto Baleia Jubarte
11h30 – Conhecendo a Década do Oceano
ALEXANDER TURRA – Professor e Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos, Instituto Oceanográfico e Instituto de Estudos Avançados, Universidade de São Paulo
FRANCESCA SANTORO – Especialista de Programa Ocean Literacy (Conhecendo os Oceanos) da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO
12h – Onda de conversa | Um convite a você!
PAULINA CHAMORRO – Jornalista cofundadora da Liga das Mulheres pelos Oceanos e colaboradora da National Geographic Brasil
RONALDO CHRISTOFOLETTI – Professor da UNIFESP e responsável pelo projeto (CNPq) para desenvolver a Estratégia Brasileira de Comunicação para a Década do Oceano
12h30 – Intervalo | Brunch
13h30 – Onda de conversa | Atualizando as contribuições
PAULINA CHAMORRO – Jornalista cofundadora da Liga das Mulheres pelos Oceanos e colaboradora da National Geographic Brasil
PAULA SALDANHA – Escritora, jornalista, apresentadora, ilustradora e ambientalista
EMANUEL ALENCAR – Editor de Conteúdo e Sustentabilidade do Museu do Amanhã
MARIA PAULA FERNANDES – Diretora fundadora da ONG Uma Gota No Oceano
14h20 – Ocean Talks | Cases de comunicação
OSKAR METSAVAHT – Embaixador da Boa Vontade da Unesco para a Cultura da Paz e da Sustentabilidade | “Uma visão ‘Oceanos’ do mundo contemporâneo”
JANA DEL FAVERO – Doutora em Oceanografia e editora do blog Bate-papo com Netuno | “Conectando oceanos, mulheres cientistas e a sociedade: um Bate-papo com Netuno”
MARIANA THÉVENIN – Mestra em oceanografia física e fundadora do projeto Oceano para Leigos | “Como usar as redes sociais para aproximar pessoas e oceanos?”
RICARDO GOMES – Diretor do Instituto Mar Urbano | “Divulgação científica e a comunicação com a sociedade: o papel de cada um no futuro sustentável que queremos.”
ROSANI DA CUNHA GOMES – Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro | “O mar não está para peixes.”
16h – Maré de ideias | Encerramento
Moderação: MALU NUNES – Diretora Executiva da Fundação Grupo Boticário
VINICIUS LINDOSO – Oficial de Comunicações da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO
RONALDO CHRISTOFOLETTI – Professor da UNIFESP e responsável pelo projeto (CNPq) para desenvolver a Estratégia Brasileira de Comunicação para a Década do Oceano
MELISSA BARBOSA – Coordenadora de Comunicação Institucional da Fundação Grupo Boticário
MATEUS SOLANO – Ator, defensor da campanha Mares Limpos e da implementação dos ODS da ONU