Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Notícias

Água virtual e consumo consciente

​Nosso especialista explica que a nossa relação com a conservação da água vai muito além de fechar a torneira e ficar pouco tempo no chuveiro

​ * Por Guilherme Karam

Qual a quantidade de água que você acredita utilizar diariamente? Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros devem ser suficientes para atender às necessidades de uma pessoa ao longo de 24 horas, mas um banho de cinco minutos já consome cerca de 60 litros de água. Entretanto, essa estimativa da ONU não considera um conceito importante: a água virtual.

Qualquer processo produtivo utiliza água, mesmo que ela não faça parte do produto final. O total do líquido empregado, desde o início da produção até ele chegar ao ponto de venda, é o que chamamos de água virtual. Nos produtos agrícolas, como frutas, legumes e grãos, por exemplo, entram no cálculo a água de irrigação da lavoura, a que é necessária na industrialização, na confecção da embalagem e no transporte até o mercado.

Esse conceito ainda não é muito difundido entre a maior parte das pessoas e seu cálculo não faz parte do dia a dia. Quando falamos em economia de água, nós a relacionamos a banhos mais curtos ou escovar os dentes com a torneira fechada. São atitudes que têm importância, mas também é imprescindível pensar nos nossos hábitos gerais de consumo e como eles podem afetar a disponibilidade de recursos hídricos.

Para continuar a leitura, acesse nosso portal de artigos clicando aqui​.

* Guilherme Karam é coordenador de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza​

Compartilhar

Ícone conteúdos CONTEÚDOS QUALIFICADOS

VALORIZAÇÃO DE BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS PARQUE NATURAL MUNICIPAL BARIGUI 

Baixar

VALORIZAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS

Baixar

Oceano Sem Mistérios: desvendando os corais

Baixar

Oceano Sem Mistérios: a relação do brasileiro com o mar

Baixar
Confira todos

Fique por dentro das novidades da Fundação Grupo Boticário