Notícias
Governo de Goiás e Fundação Grupo Boticário lançam edital para prevenção de incêndios no Cerrado
Chamada pública destina até R$ 1 milhão para projetos inovadores que auxiliem na prevenção e combate a incêndios no Cerrado. Inscrições seguem até o dia 22/04
O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lançaram edital para apoiar projetos inovadores que contribuam para a prevenção e o combate a incêndios no Cerrado. A iniciativa destinará até R$ 1 milhão para propostas que desenvolvam tecnologias, metodologias e equipamentos voltados à redução de incêndios no Cerrado. As inscrições estão abertas até as 17 horas do dia 22/04, pela plataforma Sparkx OPP Fapeg (https://sparkx.fapeg.go.gov.br/#/public/login).
A chamada pública “Teia de Soluções: Chamada Cerrado – Soluções para a Prevenção e Combate aos Incêndios” busca projetos que aprimorem o trabalho dos brigadistas florestais, com o desenvolvimento de ferramentas, equipamentos de proteção individual (EPIs), desenvolvimento ou aplicação de sistemas de monitoramento, previsão ou detecção de incêndios e de metodologias para coleta de informações referentes à ecologia do fogo. As propostas selecionadas terão prazo de execução entre 12 e 24 meses.
Para o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, o edital representa um avanço importante na preservação do bioma Cerrado. “O fogo descontrolado ameaça a biodiversidade, compromete a qualidade do solo e intensifica os efeitos das mudanças climáticas. Esse edital é uma oportunidade para estimular soluções tecnológicas que fortaleçam a conservação ambiental e beneficiem diretamente as comunidades e os ecossistemas locais”, destaca.
“Sabemos que o fogo faz parte do ciclo do Cerrado. Entretanto, incêndios – especialmente aqueles provocados por ações humanas – são extremamente prejudiciais para o bioma como um todo, além de trazer riscos para populações inteiras e afetar a economia. A prevenção de incêndios é essencial e demanda esforço coletivo e de diferentes setores da sociedade, com inovação e escalabilidade. Esperamos que esta chamada traga soluções práticas que desempenhem papel importante na conservação do Cerrado”, afirma André Ferretti, gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, instituição que há 35 anos atua a favor da conservação da biodiversidade brasileira e, desde 2007, protege cerca 9 mil hectares de Cerrado em Cavalcante (GO) com a manutenção e gestão da Reserva Natural Serra do Tombador.
Podem participar pesquisadores, profissionais e equipes multidisciplinares, de acordo com as regras de cada instituição. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela plataforma Sparkx OPP Fapeg (https://sparkx.fapeg.go.gov.br/#/public/login); os interessados devem indicar se irão submeter suas propostas para a Fapeg ou para a Fundação Grupo Boticário. Projetos enviados para ambas as instituições serão desclassificados.
O edital completo e mais informações sobre requisitos e prazos estão disponíveis no site da Fapeg.
Sobre a Fapeg
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) é a principal agência de fomento à ciência, tecnologia e inovação em Goiás. Vinculada ao Governo do Estado, a fundação financia pesquisas estratégicas, incentiva a formação de pesquisadores e apoia projetos que contribuem para o desenvolvimento econômico e social. Com um papel fundamental na geração de conhecimento e no fortalecimento do ecossistema de inovação, a Fapeg investe em iniciativas que impactam diretamente a sociedade, promovendo soluções tecnológicas e científicas para desafios locais e globais.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
Com 35 anos de história, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para conservar o patrimônio natural brasileiro. Com foco na adaptação da sociedade às mudanças climáticas, especialmente em relação à segurança hídrica e à proteção costeira, a instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em todos os setores. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, considera que a natureza é a base para o desenvolvimento social e econômico do país. Sem fins lucrativos e mantida pelo Grupo Boticário, a Fundação Grupo Boticário contribui para que diferentes atores estejam mobilizados em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou mais de 1.800 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas reservas naturais de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil pelo desmatamento –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A instituição é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. | www.fundacaogrupoboticario.org.br | @fundacaogrupoboticario (Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, TikTok).