Notícias
Fundação Grupo Boticário lança galeria virtual “35 anos em 35 histórias”
Galeria multimídia relembra conquistas e curiosidades da instituição, que completa 35 anos como referência em conservação da natureza no Brasil
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lançou neste domingo (21) a plataforma digital 35 anos em 35 histórias (link). Em formato de galeria multimídia virtual, o espaço celebra o 35º aniversário de uma das instituições pioneiras do Brasil dedicadas à conservação da biodiversidade. O objetivo é compartilhar momentos marcantes da trajetória da Fundação por meio de vídeos, fotos, notícias e áudios, contados por quem fez parte dessa história.
“O conteúdo multimídia reúne conquistas, resultados e curiosidades. Cada cenário da galeria trará cinco novas histórias, convidando o público a se colocar como espectador dessa jornada”, explica Omar Rodrigues, gerente sênior de Comunicação, Engajamento e Relações Institucionais da Fundação. “A cada mês será desbloqueado um novo cenário do ambiente, até que as 35 histórias estejam disponíveis”, completa.
As cinco primeiras histórias já podem ser acessadas. Entre elas, está o depoimento em vídeo de Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário, que relembra a inspiração para criar uma fundação ambiental em uma época em que o tema ainda tinha pouca visibilidade no Brasil. Outra história em destaque mostra como a Fundação atua pela resiliência hídrica, desde programas de incentivo financeiro a proprietários rurais que cuidam de nascentes até a idealização do Movimento Viva Água, que reúne diversos setores e atores da sociedade em prol da segurança hídrica e adaptação climática.
Também fazem parte dos primeiros conteúdos disponíveis uma galeria de fotos com as sete espécies brasileiras descobertas com apoio da Fundação e que levam o nome Boticário como uma homenagem dos pesquisadores – entre um total de 178 animais e plantas -, além de depoimentos de franqueados do Grupo Boticário que apoiam a instituição.
Completa a primeira galeria um relato sobre a entrada da Fundação no universo dos games, com a criação do mapa Guardiões do Futuro, no Fortnite. Lançada no fim de agosto, a ação busca ampliar o diálogo com a Geração Z, incentivando os jovens a se engajarem em soluções para enfrentar os desafios climáticos.
Jornada 35 anos
Esta é mais uma ação da Fundação Grupo Boticário em comemoração aos seus 35 anos. Além do mapa Guardiões do Futuro, no Fortnite, a campanha “On pela Natureza” marcou o Dia do Meio Ambiente, em junho, com uma programação especial de 24 horas ao vivo nas redes sociais, reunindo especialistas, atletas e influenciadores para discutir temas ligados à conservação ambiental. Para cada minuto da transmissão, uma árvore será plantada na Baía de Guanabara, totalizando 1.440 mudas, uma ação que levou o engajamento digital para o mundo real. Na mesma data, a Fundação também promoveu um “apagão” no Canal OFF, interrompendo a programação por uma hora para reforçar a mensagem de que a natureza precisa estar sempre “ON”.
Mais de 1.800 iniciativas apoiadas
Nesses 35 anos, a Fundação Grupo Boticário se tornou uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para conservar o patrimônio natural brasileiro. A instituição já apoiou mais de 1.800 projetos, negócios e soluções inovadoras em todos os biomas no país. A Fundação criou e mantém duas reservas naturais na Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil pelo desmatamento –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera.
Com foco na adaptação da sociedade às mudanças climáticas, especialmente em relação à segurança hídrica e à proteção costeira, a instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em todos os setores. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, considera que a natureza é a base para o desenvolvimento social e econômico do país. Sem fins lucrativos e mantida pelo Grupo Boticário, a Fundação contribui para que diferentes atores estejam mobilizados em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos.
Com 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais, a instituição busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A instituição é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. | www.fundacaogrupoboticario.org.br | @fundacaogrupoboticario (Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, TikTok).
Informações para a imprensa
Tamer Comunicação
Luciano Fontes – 11 3031-2388 – ramal 225 – 11 98259-7250 (luciano.fontes@tamer.com.br)
Jessica Orlandi – 11 3031-2388 – ramal 247 – 11 94298-2878 (jessica.orlandi@tamer.com.br)
Direção de Núcleo:
Ana Claudia Bellintane – 11 3031-2388 – ramal 238 – 11 99849 5628 (anaclaudia@tamer.com.br)