Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste
oceano

Notícias

Edital Conexão Oceano divulga os dez projetos artísticos e de reportagem que serão apoiados para retratar a conexão entre o mar e a arte

30 de junho de 2025, 12:00.

Edital Conexão Oceano divulga os dez projetos artísticos e de reportagem que serão apoiados para retratar a conexão entre o mar e a arte

Iniciativa da Fundação Grupo Boticário, em cooperação com a UNESCO e o Museu do Amanhã, recebeu mais de 300 inscrições nas duas categorias em todo o Brasil

O objetivo é incentivar a produção de conteúdo jornalístico de qualidade e de obras de arte inéditas para sensibilizar a sociedade sobre a conservação do oceano

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza divulgou nesta segunda-feira, 30, as dez propostas de reportagem e projetos artísticos vencedoras da quinta edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental. As iniciativas selecionadas abordam a relação da conservação do oceano com a arte e receberão bolsas de R$ 10 mil cada para que os trabalhos sejam produzidos. Na categoria Arte, os artistas contemplados terão apoio adicional de até R$ 14 mil para executarem as obras. Esta edição do Edital tem a cooperação da UNESCO e do Museu do Amanhã, em sintonia com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

“A quinta edição do Edital Conexão Oceano atingiu um novo público composto por artistas e nos trouxe propostas jornalísticas e artísticas envolventes. Em ano de COP30 no Brasil, associar a conservação do ambiente marinho com a arte, entendendo o potencial que manifestações artísticas têm para conectar e sensibilizar a sociedade a temas tão importantes, é um caminho que apostamos para chamar a atenção de todos para a causa ambiental, já que clima e oceano estão diretamente conectados”, afirma o gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues.

Ao todo, o Edital recebeu 319 propostas – 54 de jornalistas e 265 de artistas – de todas as regiões do Brasil, direcionadas a diferentes plataformas – revistas, jornais, rádios, portais, TVs e podcasts – e variadas expressões artísticas – escultura, pintura, arte digital, grafite. O Comitê Avaliador, composto por 29 profissionais das áreas de comunicação, arte e relacionadas com a agenda de oceano, analisou critérios como criatividade e originalidade; relevância e ineditismo; consistência do plano de apuração; qualidade artística da proposta; clareza e detalhamento do plano de trabalho; potencial de impacto e portfólio e currículo do candidato. As propostas jornalísticas contempladas pelo Edital deverão ser publicadas até novembro deste ano. Já as obras de arte selecionadas devem ser entregues até a primeira quinzena de dezembro e poderão fazer parte de exposição na área externa do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ).


Confira os selecionados:

Categoria Arte
– Camila Proto, com “Às margens do som”
– Chris Tigra, com “Das histórias do mar tenho vivido”
– Iah Bahia Bruno de Carvalho, com “Marés, da série de cápsula-casulos”
– Lucas Esteves Ururahy Rodrigues, com “Tocando o Barco 2”
– Ygor Gama Lopes, com “Em Busca de um Milagre”

Categoria Jornalismo
– Carolina Maria Cardoso Aires Lisboa, para ((o))eco
– Danilo Miranda Alves, para Rede TV! Belém
– Guilherme Ramalho de Melo, para O Globo
– Mauren Luc, para Folha de S.Paulo
– Mayala Tereza Fernandes, para Brasil de Fato


Sobre a Fundação Grupo Boticário
Com 35 anos de história, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para conservar o patrimônio natural brasileiro. Com foco na adaptação da sociedade às mudanças climáticas, especialmente em relação à segurança hídrica e à proteção costeira, a instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em todos os setores. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, considera que a natureza é a base para o desenvolvimento social e econômico do país. Sem fins lucrativos e mantida pelo Grupo Boticário, a Fundação Grupo Boticário contribui para que diferentes atores estejam mobilizados em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou mais de 1.800 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas reservas naturais de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil pelo desmatamento –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A instituição é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. | www.fundacaogrupoboticario.org.br | @fundacaogrupoboticario (Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, TikTok).

Sobre a UNESCO
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura contribui para a paz e a segurança, liderando a cooperação multilateral nas áreas de educação, ciências, cultura, comunicação e informação. Com 193 Estados-membros, a UNESCO coordena uma rede de mais de 2 mil sítios culturais e naturais protegidos. Com sede em Paris e escritórios em 54 países, a Organização tem Audrey Azoulay como diretora-geral. “Como as guerras começam nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens que as defesas da paz devem ser construídas” – Constituição da UNESCO, 1945.

Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um museu de ciências, atravessado pelas transformações do tempo, a partir das interações entre a humanidade e o planeta. Projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava e situado na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, o Museu não se propõe a ser um repositório de objetos, mas um espaço dinâmico de conhecimento, onde ciência, filosofia e arte se entrelaçam para construir perguntas fundamentais sobre o tempo em que vivemos e mundo que habitamos. O Museu do Amanhã é um equipamento da Prefeitura do Rio de Janeiro, gerido pelo idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. 


Informações para a imprensa

Tamer Comunicação
Luciano Fontes – 11 3031-2388 – ramal 225 – 11 98259-7250 ([email protected])
Jessica Orlandi – 11 3031-2388 – ramal 247 – 11 94298-2878 ([email protected])

Direção de Núcleo:
Ana Claudia Bellintane – 11 3031-2388 – ramal 238 – 11 99849 5628 ([email protected])

Compartilhar

Ícone conteúdos CONTEÚDOS QUALIFICADOS

Na imagem, há a fotografia aérea de um parque arborizado em volta de uma zona urbana repleta de prédios. No centro do parque, há uma área de estacionamento e um lago com água cristalina. O brilho do sol em um dia ensolarado reflete na superfície da água e ilumina o parque.

A Relação dos Brasileiros com o Mar Evolução de Cenários

Baixar
Na imagem, há a fotografia aérea de um parque arborizado em volta de uma zona urbana repleta de prédios. No centro do parque, há uma área de estacionamento e um lago com água cristalina. O brilho do sol em um dia ensolarado reflete na superfície da água e ilumina o parque.

Brazilians’ Relationship with the Ocean Evolution of Scenarios

Baixar

Oceano sem mistérios – A relação dos brasileiros com o mar

Baixar

Esporte e saúde à beira-mar

Baixar
Confira todos

Fique por dentro das novidades da Fundação Grupo Boticário