

Defensores do Cerrado
SALVAR O CERRADO
É O PROPÓSITO DOS
BRIGADISTAS VOLUNTÁRIOS
Os incêndios colocam em risco o futuro do nosso Cerrado, mas com a ajuda dos brigadistas, podemos colaborar com a conservação de um dos biomas mais importantes do Brasil.

Conheça suas histórias
UMA ATIVIDADE MOVIDA
PELO AMOR AO CERRADO
Eles se dedicam a proteger esse bioma que é considerado o berço das águas do Brasil. Os brigadistas voluntários percorrem longas distâncias, carregando equipamentos pesados e desconfortáveis, a fim de combater focos de incêndio.
Os recursos são escassos para realizar esse importante trabalho. Além disso, não há remuneração, apenas força de vontade, paixão e uma preocupação genuína com o futuro do bioma.
São moradores, comerciantes e guias de turismo, homens e mulheres que moram na região e, por valorizá-la e conhecê-la tão bem, dedicam muitas horas do seu dia para proteger a fauna e a flora do bioma que, a cada ano que passa, se vê mais ameaçado por incêndios.
Entre 1985 e 2023, o Cerrado teve 88,5 milhões de hectares de áreas atingidas por incêndios, o que representa 44% da área total do bioma.
Fonte: MapBiomas Fogo (Coleção 3)

A IMPORTÂNCIA DO CERRADO
Conhecido como a savana mais rica em biodiversidade do mundo, o Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, ocupando cerca de 22% de um território que está repleto de belíssimas paisagens e recursos hídricos estratégicos para o país.
AS DIFERENÇAS ENTRE
QUEIMAS E INCÊNDIOS
QUEIMAS
Trata-se do uso do fogo, de forma controlada, podendo ser utilizadas como ferramenta para a redução do material vegetal combustível, confecção de aceiros com uso de fogo e como práticas agropastoris. Os dois principais tipos são:
- QUEIMA CONTROLADA: uso planejado, monitorado e controlado do fogo, realizado para fins agrossilvipastoris;
- QUEIMA PRESCRITA: uso planejado, monitorado e controlado do fogo, realizado para fins de conservação, pesquisa ou manejo em determinadas áreas.
INCÊNDIOS
Ocorrem de forma descontrolada e podem ser provocados especialmente por ações humanas nos períodos de seca prolongada, devido à baixa umidade do ar, às altas temperaturas e ao elevado acúmulo de material vegetal combustível.

AJUDE NA PREVENÇÃO DOS INCÊNDIOS
- Não promova queimas no período da seca – período crítico (julho a outubro);
- Evite descartar bitucas de cigarros em áreas naturais;
- Não queime e não jogue lixo nas proximidades de áreas naturais;
- Antes de promover queimas, comunique os órgãos responsáveis e as brigadas de incêndio locais;
- Sempre que possível, substitua o uso do fogo por boas práticas agrícolas (roçada mecanizada, plantio direto e integração lavoura-pecuária).
CASO IDENTIFIQUE UM INCÊNDIO, ENTRE EM CONTATO COM AS AUTORIDADES COMPETENTES:
EM CASOS DE FOCOS DE INCÊNDIOS:
Corpo de Bombeiros 193
Polícia Militar 190
EM CASOS DE DENÚNCIAS DE INCÊNDIOS CRIMINOSOS:
Ibama (Linha Verde) 0800 061 8080
Todas as ligações para os números mencionados acima são nacionais, gratuitas e anônimas.
RECEBA ATUALIZAÇÕES
Você já pode receber informações sobre o trabalho
dos brigadistas e do Cerrado.
